Chat

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Team Fortress 2

 
 
 
 
FICHA TÉCNICA
Fabricante: Valve Software
Lançamento: 09/10/2007
Distribuidora: Valve Software
Suporte: 2-16 jogadores, multiplayer online
Configuração mínima: Processador 1,7 GHz, 512 de RAM, DirectX 8, Windows Vista/XP/2000
Plataformas: PS3 X360 PC
Avaliação:
Imperdível

"Team Fortress" nasceu há mais de 10 anos, na forma de um arquivo de modificação gratuito para o jogo "Quake". Coincidentemente, seus criadores foram parar na Valve algum tempo depois e, visto que seu jogo de estréia, "Half-Life", não trazia modo multiplayer, decidiram incluí-lo no pacote. Foi assim que "Team Fortress" ganhou popularidade mundo afora, inclusive no Brasil.

Trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa exclusivamente multiplayer, no qual cada jogador deve escolher um entre nove personagens diferentes (divididos nas categorias ofensiva, defensiva e de suporte), cada qual com suas próprias características e habilidades. Embora preserve a maioria dos elementos do original, "Team Fortress 2" se diferencia pelo fino tratamento visual cartunizado, esbanjando cores e estilo.

Brincadeira de criança para adultos

A fórmula de "Team Fortress 2" é a mesma que consagrou o original. Esqueça as tradicionais partidas "deathmatch", nas quais ganha aquele que cometer o maior número de mortes. Aqui o trabalho em conjunto é essencial: cada jogador fará parte da equipe azul ou vermelha, que tende a conter o mesmo número de participantes para que as partidas fiquem equilibradas. Se uma equipe tiver mais jogadores do que a outra, eles serão automaticamente redistribuídos na partida seguinte.

Por ora, os modos de jogo são dois: o tradicional Capture a Bandeira (que aqui trata-se de uma maleta contendo arquivos secretos, que deve ser roubada da base da equipe oponente e levada para o QG de seu time), e a tomada de pontos de controle. Este último posssui algumas variações, como um em que a equipe precisa defender sua área antes do tempo se esgotar; antes que o time oponente domine-a; ou que ambas as equipes capturem pontos de controle simultaneamente, além de defender seu próprio território.

A simplicidade do jogo torna tudo mais agradável e dinâmico, permitindo que o jogador fique atento à aproximação de oponentes e não morra de bobeira. Para capturar um ponto de controle, por exemplo, basta permanecer na área demarcada até que uma barra se encha. Quanto mais unidades de um mesmo time, mais rápido o ponto será tomado.

Em momentos como este, estratégia é o que conta. A equipe que estiver mais equilibrada, com personagens de ataque, defesa e suporte trabalhando cooperativamente, tende a ganhar o jogo com mais facilidade. Por isso é importante a comunicação entre os jogadores, tanto via voz quanto através da troca de mensagens instantâneas.

Um time inesquecível

Como citado anteriormente, são nove personagens de características distintas. São eles o escoteiro, rápido mas vulnerável; incendiário, capaz de colocar seus inimigos em chamas; demolidor, dotado de lançadores de granadas e minas terrestres; bruto, o mais resistente de todos, mas também o mais lento; engenheiro, construtor de armas sentinelas; médico, que repõe a energia dos outros jogadores, atirador de elite, capaz inflingir danos críticos à longas distâncias e espião, que possui a habilidade de se disfarçar de qualquer outro personagem, facilitando a infiltração.

Cada personagem possui um arsenal próprio de armas, além de habilidades únicas, como o pulo duplo do scout ou o poder de invisibilidade do espião. Tudo isso permite que cada equipe elabore suas próprias táticas de combate e defesa. As possibilidades são praticamente infinitas. Dependendo do mapa, porém, determinadas táticas são mais eficientes do que outras.

Por mais frenética que seja a ação, é possível se familiarizar com "Team Fortress 2" em questão de minutos. A baixa curva de aprendizado é uma grande vantagem, principalmente para os jogadores menos acostumados com jogos online. Basta se conectar a um servidor e partir para a ação, sem aquelas telas de customização e configuração. Vídeos explicativos ajudam a entender cada objetivo, sem grandes complicações. É um jogo ideal para qualquer hora, seja para partidas curtas e descompromissadas ou longas e competitivas.

Naturalmente, quem não possui muita habilidade com jogos de tiro em primeira pessoa e entrar em um servidor repleto de jogadores experientes, o que pode ser comum em "Team Fortress 2", acabará por terminar as partidas com a pontuação zerada, o que pode ser bastante frustrante. Neste ponto, ele carece de áreas de treinamento ou servidores específicos para os novatos.

Desenho animado em forma de jogo

O longa de animação "Os Incríveis" foi claramente uma inspiração para a equipe de artistas da Valve, que parecem não esconder a admiração pelo traço cartunesco e arrojado, característico também de "O Gigante de Ferro", do mesmo diretor do filme da Pixar. O design dos personagens e o visual de desenho animado combinaram perfeitamente com a proposta descompromissada e divertida de "Team Fortress 2".

Os combatentes são dotados também de personalidade. O atacante scout, por exemplo, o mais ágil de todos, é jovem e esguio, enquanto o brutamonte gunner, que empunha uma gigantesca metralhadora, é carrancudo. Todos se movimentam com uma leveza e suavidade ímpar, revelando um trabalho de animação tecnicamente perfeito, que não deve nada à obra da Pixar.

Todo esse estilo, aliado à ação frenética, digna de desenho animado, torna o jogo ainda mais engraçado do que era antigamente. O elevado grau de violência do original também foi mantido, deixando as batalhas incessantes ainda mais mais cômicas.

Em relação à parte sonora, o jogo carece de mais músicas. Com exceção do menu principal, a ação não acompanha trilha sonora, ficando restrita apenas aos sons dos projéteis e explosivos, muitos extraídos do próprio "Half-Life 2", que ao contrário de "Team Fortress 2", tem uma temática muito mais séria. O contraste torna-se inevitável, pois o que se espera de um jogo com visual cartum são efeitos sonoros clássicos dos desenhos da Hanna Barbera.

CONSIDERAÇÕES

Ao lado da modalidade multiplayer de "Halo 3", "Team Fortress 2" é a melhor opção para os amantes de jogos de tiro online da temporada. Sua nova roupagem cartunizada prova que o gênero não precisa se limitar ao realismo e à temática militar para impressionar. A diversão é praticamente ilimitada, mesmo que o jogo não disponha de muitas modalidades. Os cenários bem elaborados aliados às diferentes classes de personagens permitem que você descubra novas táticas de combate a cada rodada. Não tenha dúvidas, "Team Fortress 2" é o remédio ideal para matar o tédio.



Download

0 comentários:

Postar um comentário